CARREGANDO...

Bolsistas apresentam trabalhos no Simpósio de Iniciação Científica da Embrapa Pecuária Sul

Publicidade

A Embrapa Pecuária realizou no dia 22 de agosto o XII Simpósio de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (ITI) com a apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes durante um ano. No evento, que aconteceu de forma híbrida, foram apresentados mais de 20 trabalhos dos bolsistas que são orientados por pesquisadores da unidade da Embrapa, localizada em Bagé (RS). Nessa edição os trabalhos foram divididos em dois grandes grupos:  Ciência e Tecnologia de Alimentos, Sanidade Animal e Gestão Rural; e Pastagem e Forragicultura. As bolsas são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Segundo a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e coordenadora da Comissão Interna de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Ana Cristina Mazzocato, o programa tem como objetivo introduzir os estudantes de graduação no universo científico e estimular a formação de futuros pesquisadores. “As bolsas concedidas ampliam as oportunidades desses estudantes, aproximando-os dos processos de inovação tecnológica no setor agropecuário, contribuindo para a sua formação e para a geração de novos conhecimentos e tecnologias aplicadas no campo”, destaca a pesquisadora.

Publicidade

Para os estudantes, as bolsas são uma oportunidade de acompanhar como uma pesquisa científica aplicada é desenvolvida e o simpósio é o momento de apresentar os resultados de um ano de trabalho. “O primeiro simpósio a gente nunca esquece e esse ano de trabalho na Embrapa agregou muito conhecimento, e me aproximou ainda mais de uma área que eu já tinha um grande apreço, que é a forragicultura. Apresentar os resultados de um projeto que teve minha participação, em que me dediquei e sabendo que estou contribuindo em um experimento de uma empresa como a Embrapa é, sem dúvidas, um momento único e gratificante”, descreve Samira Rodrigues, uma das bolsistas que participaram do simpósio.

A edição desse ano do simpósio contou com a participação de duas convidadas especiais, a ex-bolsista e hoje técnica da Associação Brasileira de Brangus, Ândrea Plotzki Reis; e a ex-estagiária e técnica do Programa PampaPlus, Zilah Cheuiche. Ambas compartilharam suas experiências e trajetórias profissionais, relembrando a importância dos tempos de estágio, orientadas pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso e coorientadas pelo pesquisador Marcos Yokoo.

Rolar para cima