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Estudantes do CEEP Senador Ramez Tebet  já consomem alimentos da horta escolar – SED

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Eles já fizeram a coleta de uma parte da produção de hortaliças e foram destinadas para a alimentação dos próprios estudantes, através da merenda escolar.

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Os estudantes das unidades curriculares dos itinerários formativos do Eixo Propedêutico do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tebet, participam desde maio, do desenvolvimento de uma horta escolar, em parceria com a Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí.

A atividade teve seu início na disciplina de unidade curricular Startup – Horta para alimentar, aprender e comercializar, ministrada pela professora de Biologia Paula Celestino, e agora terá continuidade com a unidade curricular Agroecologia – Juntos Podemos Mais!. Além da professora responsável, o projeto ainda conta com a ajuda voluntária do agrônomo Matheus Ferreira Bocca, que auxilia no acompanhamento das atividades e fornece orientações técnicas à professora e aos estudantes.

Projeto da horta escolar tem apoio da Gerência de Meio Ambiente de Naviraí

Parceria

A parceria com a Gerência de Meio Ambiente aconteceu devido às reformas que estão sendo feitas no prédio da escola, que impossibilitaram a implantação da horta dos estudantes. Mediante essa situação, o CEEP Senador Ramez Tebet buscou a colaboração do gerente de meio ambiente Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, que prontamente se propôs a disponibilizar o espaço para execução das atividades práticas dos estudantes, assim como transporte semanal dos estudantes para o local e alguns insumos.

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“Os estudantes já conseguiram fazer a coleta de uma parte de sua produção de hortaliças, e essas hortaliças foram destinadas para a alimentação dos próprios estudantes, através da merenda escolar”, relata gestora Regiane Soares de Souza.

A participação dos estudantes em atividades que visem a produção agrícola, principalmente quando parte de sua produção é destinada à alimentação dos próprios estudantes, é de suma importância para a aproximação dos conhecimentos teóricos trabalhados em sala com as práticas de produção.

De acordo com a professora coordenadora de Práticas Inovadora Isabela Stoco Corrêa, “os estudantes relatam o quanto se sentem motivados para desenvolver habilidades de produção de alimentos, e que se sentem ainda mais motivados por terem parte de sua produção destinada a alimentação deles e de seus colegas”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Foto: Arquivo escolar.

 

 

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Fonte: SED – Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

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