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Estudantes da EE Dom Bosco realizam atividades para entender a Biologia dos solos do Pantanal – SED

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As atividades foram desenvolvidas com a turma da EJA  Conectando Saberes-Módulo III e proporcionou uma abordagem prática e envolvente, de maneira ativa de modo que estimulasse o senso crítico e o protagonismo.

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Com foco no eixo temático “Ambiente, Saúde e Tecnologia”, foram desenvolvidas atividades com a turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Conectando Saberes-Módulo III, da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, enfatizando especialmente a relevância do solo. As atividades realizadas proporcionaram aos estudantes uma abordagem prática e envolvente, de maneira ativa de modo que estimulasse o senso crítico e o protagonismo.

Atividade contribuiu para entendimento sobre os impactos causados pelas queimadas .

A realização da montagem do perfil do solo, a coleta de organismos presentes nos solos e a criação de uma horta como laboratório vivo foram iniciativas que permitiram aos estudantes explorar de maneira concreta e prática as propriedades do solo, compreender sua biodiversidade e aprender fatos e conceitos sobre sua importância na produção de alimentos saudáveis.

Além disso, essas atividades contribuíram diretamente para o melhoramento do entendimento dos estudantes sobre os impactos causados pelas queimadas nos solos do Pantanal, além de auxiliar na criação e desenvolvimento da consciência crítica em relação às questões ambientais, com ênfase na região em que habitamos: o bioma Pantanal.

“Durante a apresentação dos materiais produzidos e estudados ao longo do primeiro semestre, ficou evidente a compreensão e o engajamento dos estudantes em todas as atividades realizadas”, enfatiza professora Nayara Fernanda Lisboa Garcia.

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A abordagem prática e contextualizada dessas ações se mostraram extremamente ativas e motivadoras para os alunos da EJA, capacitando-os a se tornarem agentes de mudança bem informados e conscientes de seu papel na preservação ambiental e na promoção de práticas sustentáveis, a fim de, que o papel da escola seja cumprido formando atores capazes de atuarem de maneira efetiva para o bem de suas comunidades.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

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Fonte: SED – Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

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