CARREGANDO...

Corretagem de imóveis de luxo segue crescente em Goiânia

Publicidade

Apoiados por um setor em constante expansão, corretores de alto padrão investem em ferramentas tecnologias para facilitar e incrementar experiência de compras do público A+

Não é novidade que o mercado imobiliário se mantém aquecido na capital goiana desde a pandemia – em última pesquisa divulgada pela Associação Das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, foi apontado que as vendas de imóveis aumentaram em Goiânia e Aparecida de Goiânia pelo sexto ano consecutivo, crescendo 9% em 2022. O desenvolvimento do setor na região impulsiona não apenas construtoras, mas também outros braços da categoria, como corretores de imóveis.

Publicidade

Segundo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), a base de corretores distribuídos no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil em 2021, expansão de 10,5% atípica em um período tão curto. Na Sousa Andrade, construtora goiana que atua no segmento de luxo, esse movimento está sendo vivenciado na prática – Rafael Rabelo, gerente comercial na empresa, afirma que hoje a construtora movimenta mais de cinco mil corretores, número que supera o dobro de profissionais que eram alcançados no início de 2020, uma média de dois mil.

“A inflação controlada somada ao momento de pouca oferta e alta procura por novos imóveis após a pandemia abriu boas oportunidades no mercado imobiliário, impulsionando bons profissionais de outros setores a investirem na área”, explica Rafael. Agora, com novo início do ciclo de corte de juros que culminou na redução da Selic, é provável que o ramo siga em expansão, visto que a diminuição dos juros básicos da economia fomenta a construção civil e impacta diretamente os financiamentos de imóveis de alto padrão.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (CRECI – GO), confirma que, no comparativo de julho de 2020 a julho de 2023, o aumento do número de corretores no estado foi de 24% – hoje, já são 34.704 corretores ativos. “O mercado imobiliário está em expansão, em especial o segmento de alto padrão, o que atrai cada vez mais interessados para a profissão de corretor de imóveis pela possibilidade de altos ganhos e flexibilidade da carreira. Temos presenciado um aumento significativo não somente no número de profissionais, bem como na qualificação dos corretores de imóveis que têm se aprimorado cada vez mais para atender as necessidades dos clientes que estão mais exigentes”, ressalta o presidente do CRECI-GO, Eduardo Coelho Seixo de Britto.

Tecnologia que impulsiona

Os imóveis de luxo têm registrado o maior desenvolvimento do setor imobiliário – segundo a Brain, o crescimento de lançamentos de alto padrão em 2023 foi de 39,2%, em comparação ao ano anterior. Pedro Queiroz, corretor de imóveis e gerente de vendas Sousa Andrade House, inaugurada no início deste mês de agosto com atuação voltada majoritariamente para o canal digital, garante que o relacionamento, domínio do mercado financeiro e uso de ferramentas tecnológicas são essenciais para trabalhar no ramo.

“Hoje temos infinitas opções digitais que nos auxiliam tanto na gestão do tempo quanto no impacto com a experiência do cliente A+. Dentro dos stands de vendas, por exemplo, esse cliente tem acesso à realidade virtual do seu apartamento. A tecnologia possibilita que a decisão de compra seja mais rápida, e a comunicação, mais assertiva”, reitera Pedro.

Publicidade

Na Sousa Andrade, os corretores tem acesso a ferramentas como a Órulo, plataforma de marketplace B2B que integra imobiliárias, incorporadoras e compradores; o Facilita Vendas, aplicativo que mantém a disponibilidade atualizada dos imóveis, além de tabelas e peças usadas pelos profissionais; o Moskit, instrumento de CRM, sigla em inglês que significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, focado em gestão de vendas; e ainda o DocuSign, recurso usado para assinatura dos contratos de forma digital – Rafael Rabelo confirma que 95% das vendas da empresa são digitais.

“Vamos encontrar nossos clientes cada vez mais no ambiente digital. Acredito que, em um futuro próximo, a escolha de apartamento, decoração, personalização e outros itens serão feitas integralmente pelo celular, a um clique de distância. Portanto, o corretor que deseja seguir conquistando espaço no mercado, deve estar sempre antenado às novas tecnologias”, finaliza o gerente comercial.

Rolar para cima